
Atividades
Avaliação Integral de Desenvolvimento Psíquico
A avaliação psíquica deve ser entendida como a avaliação das funções e possíveis alterações da vontade, da atenção, da memória, da linguagem, do pensamento lógico, bem como da expressão das emoções e sentimentos, indicando a capacidade alterada ou insuficiente de desenvolvimento de cada uma delas. Essa investigação busca compreender a integração e harmonia da personalidade, abrangendo sobretudo os processos positivos e potenciadores do desenvolvimento.
Ação Estratégica:
Avaliar de maneira integral o desenvolvimento das funções psíquicas superiores de educandos com a utilização de tarefas avaliativas, especialmente preparadas conforme a condição de aprendizagem dos educandos, identificando as particularidades do desenvolvimento de suas funções psíquicas, bem como as necessidades e potencialidades que apresentam.
Meta: Realizar quatro processos de Avaliação Integral no decorrer de um ano.
ORGANIZAÇÃO:
A avaliação é realizada no decorrer de dez sessões individuais com uma hora de duração, havendo a aplicação de tarefas avaliativas na forma de jogo ou desafio, e com a explicação do resultado imediato ao educando, para que identifique sua condição de aprendizagem.

Organização e realização de eventos culturais e artísticos
O convívio semanal das crianças e adolescentes, em atividades preparadas para seu desenvolvimento e aprendizagem, pode culminar na realização de eventos abertos, com participação dos moradores e trabalhadores, que queiram vivenciar um dia alegre, descontraído e produtivo, em oficinas culturais no Alphaville e região.
Ação Estratégica:
A PIPA realiza dois tipos de eventos na comunidade.
Os eventos culturais têm como finalidade oferecer diversificadas formas de participação dos educandos, que oportunizem a inclusão social, evidenciando suas possibilidades de estar com colegas de mesma idade, divertindo-se ou recebendo informações. Buscamos desenvolver os educandos durante as oficinas para que atuem com protagonismo durante os eventos.
Os eventos comerciais têm a finalidade de busca de patrocínio para as atividades regulares da Pipa. Nesse caso são realizadas feiras, bazares, leilões, onde são vendidos produtos customizados pelos educandos, técnicos e mães, como camisetas e brindes.
Ocasionalmente realizamos eventos com as duas finalidades.
Meta: Realizar mensalmente um evento cultural e um evento comercial.

Projeto diversidade na escola
As escolas atualmente têm olhado de frente a questão da diversidade humana também presente nas salas de aula e buscam de inúmeras maneiras colocar em discussão as peculiaridades que definem cada pessoa como ser único.
A missão do Projeto Integrado de Potencialização da Aprendizagem – PIPA – tem também esse enfoque ao expandir seu lema: "Eu respeito as diferenças, para outros espaços, que possam multiplicar ações de destaque e aceitação das condições, características, necessidades e potencialidades que definem as pessoas".
Ação Estratégica:
O projeto tem início com a reunião com a equipe de gestão da escola para planejamento das ações.
Uma primeira ação consiste em levar uma discussão sobre a diversidade humana aos alunos e alunas da escola e o respeito que cada pessoa merece. Essa ação é realizada a partir da contação de uma história e conversa, em que os alunos são desafiados a contar situações que viram ou vivenciaram acerca das diferenças entre as pessoas.
A segunda ação, planejada com os professores e a coordenação, é a customização de camisetas com o tema: "Eu respeito as diferenças". Novamente colocamos em debate o tema do respeito que todos devemos ter uns com os outros, aceitando suas diferenças e modos de ser e planejamos o assunto para posterior escolha dos materiais de customização. As crianças enfeitam suas camisetas com o apoio dos técnicos, educandos e mães da Pipa.
Essa atividade também é destinada a obtenção de recursos para as atividades da Pipa pela venda das camisetas aos alunos da escola.
Meta: Realizar quatro projetos em quatro diferentes escolas no decorrer do ano.
ORGANIZAÇÃO:
O projeto é desenvolvido por, aproximadamente, 10 horas em cada escola.

Encontro mensal multidisciplinar
TEMAS
1. Diversidade e singularidade: do preconceito ao estigma
2. Inserir e envolver: o desafio da inclusão
3. Aprendizado e desenvolvimento
4. Família desenvolvedora: responsabilidade da escola
Antonia Maria Nakayama
Coordenadora da Pipa a Voar, Mestre em Psicologia Escolar. IPUSP
Doutora em Educação. FEUSP.
Pós doutora em Deficiência Intelectual. FEUSP
Público: Associados da Pipa - Mães, familiares, profissionais e convidados.
Primeira terça-feira do mês
%2012_32_24_94ec1b8b.jpg)
Outras Atividades
Confraternização e encontros sociais:
pic nic no parque, encontros em lanchonetes ou pizzaria, atividades no Shopping Tamboré.


